Dicas úteis para sua casa

Dicas úteis

• Para o frango frito ficar dourado e sequinho, sem grudar 
Resultado de imagem para dicas uteisna panela, coloque uma colher de sopa de maisena no óleo de fritura bem quente.


• Para dar um sabor especial às batatas fritas, coloque duas rodelas de cebola um pouco antes de tirá-las do fogo.


• Torne o detergente mais eficiente, dissolvendo algumas gotas de vinagre. Suas panelas ficarão brilhando e sem gordura.

• Para limpar fogão use água morna com bicarbonato de sódio, vinagre ou limão.

• Para perfumar a cozinha depois de usá-la, coloque num recipiente (borrifador) álcool e cravo da índia, e deixe descansar por alguns dias. Depois, é só usar. Além de perfumar o ambiente, afasta as moscas.

• Manchas de ferrugem na roupa, coloque um pano branco absorvente por baixo da roupa sob a mancha, aplique suco de limão e sal até deixar bem úmido o local, o pano servirá para absorver esse líquido. De preferência, a roupa deve ser colocada ao sol, se a mancha persistir, basta colocar mais um pouquinho de limão e lavar com água morna até desaparecer.

• Como desentupir a pia?
Para desentupir a pia, use bicarbonato de sódio e vinagre.

• Banheiro limpo, para uma limpeza eficaz e sem cheiro forte de produto químico  use água oxigenada, mata germes e bactérias sem deixar resíduos.

• Flores bonitas por mais tempo, acrescente um pouco de açúcar na água do vaso de flores para mantê-las bonitas por mais tempo. Dessa forma as flores de um buquê demoram muito mais tempo para murchar e perder as pétalas.
Acrescentar um pouco de gelo na água também ajuda bastante, principalmente nos dias de mais calor.

• Lustre com banana sapatos, bolsas e carteiras de couro. Descasque a fruta, remova o excesso da camada branca da parte interna e friccione no objeto a engraxar. Em seguida, esfregue uma flanela na mesma região. Sucesso garantido!



• As velas durarão mais tempo acesas e não pingarão muito se colocá-las no congelador durante algumas horas.


• Como retirar das roupas o brilho causado pelo ferro de passar?


Coloque a roupa que ficou com brilho sobre o vapor de água fervente e, em seguida, escove-a bem.Resultado de imagem para separador

Truques para eliminar de vez as baratas

– Folhas de Louro: Afastam e evitam o retorno de insetos, entre eles as baratas domésticas e francesinhas. Coloque algumas folhas de louro nos cantos da casa e use-as em todos os cômodos: sala, quartos, cozinha e banheiro.

Resultado de imagem para desenho barataBicarbonato de sódio + açúcarMisture uma medida de açúcar, para uma de bicarbonato, e só. O açúcar atrai a barata e o bicarbonato mata a bichinha.

– Óleos Essenciais de Eucalipto e Alecrim: Baratas não suportam o cheiro destes óleos. Pingue algumas gotas em um chumaço de algodão e espalhe pelos lugares onde o inseto aparece com mais frequência.

Vaselina ou manteigaBasta passar vaselina na parte interna de um recipiente com bocal, por exemplo, um pote de vidro, plástico que está abandonado, um copo grande. Antes disso, coloque dentro do recipiente algum atrativo, como por exemplo banana, um doce, ou até mesmo borra de café. Pronto, ela vai ser atraída e não consegue escalar as laterais da armadilha.

– Frestas: Qualquer tipo de fenda, buracos, frestas, rodapés devem ser tampados, pois são locais comuns para a reprodução das baratas. Portanto, vede-os com borracha, silicone ou até mesmo cimento.


 Fonte: Revista Casa Linda / SOS solteiros Bol

Resultado de imagem para separador

10 dicas úteis para usar o limão em casa

Resultado de imagem para limon1 Tirar odor
Coloque os bagaços do limão na água para a limpeza de panelas e recipientes usados para cozinhar peixe. A mistura acabará com o odor desagradável.


2 Limpeza das mãos
Se, após um período mexendo com frutas na cozinha, suas mãos ficarem manchadas por conta dos corantes naturais, a mistura de limão com vinagre é infalível para fazer com que a pele volte ao normal. Mas atenção: lave muito bem as mãos com sabonete depois, já que, sob o sol, o limão pode causar sérias queimaduras na pele.

3 Clarear banheiras e pias
Sabe aquela louça amarelada que não fica branca de jeito nenhum? O limão pode te ajudar. Esfregue a fruta na área manchada de banheiras e pias e deixe agir por 30 minutos. Depois, é só esfregar com sabão e enxaguar bem para que as peças retornem à cor natural.

4 Conservar o açúcar mascavo
É comum que, com o tempo, o açúcar mascavo empedre e fique mais grosso. Ao colocá-lo com uma casca de limão em um recipiente hermeticamente fechado, você impede que isso aconteça. O truque é ficar atento para trocar a casca sempre que ela secar.

5 Fazer um arroz perfeito
Para quem gosta de arroz bem soltinho, uma alternativa é colocar um pouco de água fria com gotas de limão na panela quando a primeira água do cozimento estiver secando. Outra dica útil para o preparo de arroz é usar a fruta, misturada com sal, para lavar os grãos antes de levá-los ao fogão.

6 Tirar sal do feijão
Errou a mão na hora de fazer o feijão e deixou-o muito salgado? Pingue algumas gotas de limão na panela e deixe ferver bastante, e o excesso de sal será absorvido.

7 Reaproveitar o óleo do peixe
O óleo usado para a fritura do peixe pode ser reutilizado! É só esperar que ele esfrie, picar pedacinhos de limão e colocá-los na panela, deixando que o óleo aqueça novamente. O cheiro vai sumir e ele poderá ser usado mais uma vez.

8 Evitar que a panela escureça
Sempre que for cozinhar algo em banho-maria, coloque rodelas de limão na água. Isso impedirá o escurecimento da panela.

9 Evitar que frutas escureçam
Algumas frutas, como a maçã e a pera, tendem a escurecer depois de cortadas. Para evitar que isso aconteça, coloque-as em um recipiente com água e algumas gotas de limão ou até mesmo borrife o suco de limão diretamente nas frutas.

10 Mensagem secreta
Essa dica é uma boa maneira de se divertir com as crianças. Use o suco do limão como tinta para escrever e as letras só aparecerão quando o papel for exposto ao sol: um jeito legal de mandar recados secretos.

                                         Fonte: Revista revista casa e jardim/Sebastiana Quebra-Galho, ed. Record
Resultado de imagem para separador

Produtos de limpeza naturais feitos em casa!

Desengordurante: Misture uma xícara de suco de limão e uma xícara de água.
Pasta para limpeza geral: Misture uma xícara de bicarbonato de sódio com água suficiente para formar uma pasta.
Removedor de manchas: Coloque uma colher de chá de vinagre branco ou de bicarbonato de sódio na máquina de lavar roupas.
Limpador de vaso sanitário: Coloque uma xícara de vinagre no vaso sanitário, deixe agir durante a noite e esfregue com uma escova apropriada no dia seguinte.produtos-de-limpeza-naturais-vidro
Lustra-móveis e assoalhos: Misture duas partes de óleo vegetal e uma parte de suco de limão. Nos móveis de couro, utilize uma xícara de vinagre misturada com uma xícara de óleo de linhaça.
Limpadores de metal (latão e cobre): Utilize uma pasta feita com suco de limão misturado com sal ou metade de um limão coberta de bicarbonato de sódio. Acredite ou não, ketchup quente aplicado com um pano também limpará esses metais.
Limpador de vidro: Misture uma parte de vinagre e uma parte de água.

Limpador de tapete: Experimente esfregar um pouco de bicarbonato de sódio nas manchas úmidas ou bicarbonato de sódio dissolvido em água nas manchas secas.
Com esses truques, você vai limpar sua casa de um jeito simples, barato e ecologicamente correto.
                                                                                                            Fonte: Revista Seleções
Resultado de imagem para separador

10 maneiras simples de economizar água

1- Tome banhos mais rápidos. Cada minuto a menos no chuveiro pode evitar o desperdício de 23 litros de água, dependendo do chuveiro.
2- Se você tem uma torneira pingando, conserte‑a logo – o desperdício de água pode chegar a 2.000 litros por mês. Não tente apertar mais a torneira, pois isto desgastará a arruela e agravará o vazamento.
3- Sempre que abrir uma torneira e esperar a água ficar quente, guarde a água fria numa jarra ou balde e use‑a para regar as plantas, encher o bule ou qualquer outra finalidade. Você pode economizar água (cerca de 4 litros!) a cada vez que fizer isso.
torneira-agua4- Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou se barbeando. Uma torne aberta pode desperdiçar até 15 litros por minuto.
5- Se tiver a opção, use a meia-descarga no banheiro, sempre que for apropriado. Você pode economizar água (cerca de 8 litros!) por descarga.
6- Só use a máquina de lavar na capacidade total. A redução do número de lavagens pode economizar grande quantidade de água – modelos com abertura superior chegam a usar 240 litros por lavagem.
7- Não use a lava-louças com poucas peças. Cada ciclo de lavagem evitado representa uma economia de até 50 litros.
8- Ao lavar a louça manualmente, enxágue os pratos na pia cheia de água em vez de sob a torneira. Você pode economizar até 15 litros por minuto.
9- Lave frutas e verduras em uma bacia com água ou na pia cheia até a metade em vez de sob a torneira.Isso pode reduzir o consumo de água em mais de 30 litros a cada vez.
10- Ao lavar o carro, use balde e esponja no lugar da mangueira. Se utilizar apenas seis baldes, a economia chegará a 150 litros por lavagem.
                                                                                                         Fonte: Revista SeleçõesResultado de imagem para separador

Dicas para acabar com as traças

  • Deixe as janelas abertas sempre que puder para permitir a circulação de ar.
  • Mantenha quaisquer roupas de segunda mão em plásticos até podem lavá-las bem.
  • De dia ao ar livre, sacuda as roupas uma vez por mês para desalojar as larvas, que vivem mais ou menos por três semanas. Bata tapetes e almofadas da mesma forma. O atrito destrói os ovos, e as larvas se soltam à luz do sol.
  • Aspire as roupas para retirar os ovos das fibras. Lembre-se de descartar o saco de poeira. Aspire carpetes com regularidade, especialmente atrás de equipamentos que aquecem e embaixo das camas.
  • Traças adoram tecidos sujos. Assim, sempre lave bem as suas roupas na máquina (o ideal é que a água esteja acima dos 45 graus, para matar as larvas) ou lave a seco antes de guardá-las. Uma vez limpas, coloque as suas roupas favoritas em sacos plásticos selados.
  • Tente usar repelente químicos. Naftalina funciona, mas só se for colocada num local onde o gás liberado possa chegar a uma alta concentração. Na maior parte das vezes, o cheiro também entranha nas roupas. Tente soluções mais naturais, como cedro. Você pode comprar blocos ou raspas de cedro, ou cabides e bolinhas de cedro em lojas especializadas ou on-line.
Por falar em soluções naturais, que tal produzir você mesmo sachês de ervas supercheirosos? Cravo-da-índia, folhas de louro, eucalipto, alfazema, camomila, pau de canela esmigalhado e hortelã-pimenta são armas úteis no combate a traças. Para uma eficácia maior, aperte o sachê de vez em quando ou dê uma sacudida para exalar mais perfume.
Esse sachê foi retirado do O livro completo das ervas. Veja do que você precisa para fazer um sachê antitraça de 13 cm de diâmetro:
casa-traça-sachê-antitraça
2 quadrados de 15 cm de organza bordada ou lisa, algodão ou brocado
Lápis de ponta fina
Linha de máquina
Ervas e especiarias secas (use um mix das ervas mencionadas acima)
Tesoura para picote
Fita para a alçaBotão pequeno ou decorativo (opcional)
Pedaços de feltro em duas tonalidades (opcional)
Linha de algodão para bordado (opcional)
1 Com uma xícara ou pires do tamanho apropriado, risque suavemente um círculos de 10 cm de diâmetro no centro de um dos quadrados. Se estiver usando organza bordada ou brocado, tente mantes o motivo ou bordado dentro do círculo.
2 Coloque o segundo quadrado sob o primeiro, avesso sobre o avesso. Costure sobre o risco, deixando uma abertura de 4 cm para o enchimento. Arremate a costura pelo lado de dentro com capricho (lembre-se de que você está trabalhando do lado direito do tecido).
3 Com a tesoura para picote, apare o tecido ao redor do círculo, deixando 1,5 cm de margem de costura.
4 Encha o sachê com as ervas antitraça, usando um funil ou cone de papel. Não encha demais.
5 Costure a abertura com capricho. Se quiser uma alça, coloque as pontas de uma fita dentro da abertura e costure junto. Arremate a costura.
Use vários sachês. Quanto mais forte a fragrância, maior a proteção contra as traças. Agora, se tudo falhar, você vai ter de chamar a dedetização mesmo, fazer o quê? 
Fonte: Revista Seleções

Nenhum comentário:

Postar um comentário