17/10/2015

Dicas e exercícios para desenvolver sua mente


Habilidade Verbal
Escreva cartas, pequenas histórias ou poemas. Compre um dicionário e use-o para procurar novas palavras ou consultar o significado das palavras das quais você não está seguro. Leia a obra de autores clássicos, como Machado de Assis, para sintonizar seu cérebro com uma maneira diferente de se relacionar com a língua. Aprenda outro idioma. Crie seus próprios jogos de palavras, incluindo anagramas e cruzadas.

Habilidade Espacial
Entre em um curso de desenho ou de modelo-vivo e aprenda a representar as três dimensões da vida real nas duas dimensões do papel. Ofereça-se para ler o mapa em viagens longas ou complicadas. Tente formar imagens em sua mente ao ler um livro ou ao ouvir uma música.

Habilidade Numérica
Mantenha uma lista de suas compras de supermercado. Tente converter a moeda local em reais quando estiver fora do país. Faça contas de cabeça.

Melhorar a Memória
Use passatempos de códigos para ajudá-lo a lembrar-se de encontros, telefones, números e senhas. Estabeleça conexões visuais para ajudar a inserir fatos em sua mente. Faça uma lista de compras, memorize-a, e então deixe-a intencionalmente em casa.

Habilidade Lógica
Tente o pensamento lateral – por exemplo, lance mão de idéias aleatórias,

sem conexão, para ver se elas o levarão a uma nova forma de pensar. Não seja convencional – experimente olhar para um problema de um ângulo totalmente diferente do que você olharia. Quando estiver lendo um romance de detetive, ignore o final; em vez disso, relacione as pistas e veja se descobre sozinho quem é o culpado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário