17/10/2015

Como não ser hackeado. Cinco dicas para proteger sua vida na Internet.

Resultado de imagem para hackeadoQuem manda e-mails, posta atualizações em redes sociais, verifica o extrato da conta bancária ou faz outras coisas pela Internet corre o risco de ter o computador invadido. Na verdade, em agosto passado Mat Honan, jornalista da revista de tecnologia Wired – alguém que todos diriam conhecer bem esses perigos – foi hackeado. Perdeu dados do iPhone, do iPad e do MacBook, inclusive as fotos da filha de 1 ano.“Toda a minha vida digital foi destruída”, escreveu no site wired.com. Felizmente, renegar a tecnologia não é a única opção. Esses passos simples podem reduzir bastante a probabilidade de você ser atacado. 

Cuidado com o que compartilha Ninguém precisa apagar o perfil do Facebook ou do Twitter para se sentir seguro, mas divulgar nas redes sociais a data de nascimento, o ano da formatura ou o nome de solteira da mãe – informações que costumam ser usadas para responder às perguntas de segurança que dão acesso às suas contas pela Internet ou pelo celular – facilita ainda mais a vida do hacker.

Escolha uma boa senha O computador do hacker pode levar só dez minutos para adivinhar uma senha de seis letras minúsculas, mas sites como safepasswd.com ajudam a criar senhas quase indecifráveis com letras maiúsculas, símbolos e números. Usar expressões na senha também dá certo (o site passphra.se ajuda a criá-las). Por exemplo, a  expressão “diga não aos hackers” pode exigir milhares de anos para ser decifrada por um hacker – quer dizer, até agora.

Use a verificação em duas etapas O Facebook e o Gmail têm um sistema de segurança opcional que, depois de ativado, exige duas senhas – a senha normal e um código que a empresa envia por torpedo para o seu celular – para permitir acesso à conta. “O passo adicional é uma pequena inconveniência que começa a valer a pena quando a alternativa é ser hackeado”, diz Matt Elliott, que escreve sobre tecnologia no site CNET. Para configurar a verificação no Gmail, clique em Conta e, depois, em Segurança. No Facebook, faça o login, clique na setinha para baixo ao lado de Página inicial e depois clique em Configurações da conta, Segurança e, finalmente, em Aprovações de Login.

Use com moderação os pontos de Wi-Fi Como os dados, na maioria das vezes, são transmitidos pela rede sem criptografia, todas as suas informações ficam vulneráveis. Especialmente em redes públicas, quando não se sabe quem está conectado junto com você. No Windows, clique com o botão direito do mouse no ícone de Internet sem fio na barra de tarefas para desligá-la. No Mac, clique no ícone de Wi-Fi da barra de menu para desligá-la.

Faça back-up Em minutos, os hackers conseguem apagar do seu computador anos de e-mails, fotos, documentos e músicas. Proteja seus arquivos com um sistema de back-up simples e gratuito existente em sites como crashplan.com e dropbox.com.

Você pode ter sido hackeado se...
1 O nome ou senha que usa para abrir o computador, acessar o e-mail ou entrar no Facebook ou em outros sites não funcionam.
2 A aparência da área de trabalho fica diferente ou a página inicial do seu navegador muda.
3 De repente o computador fica mais lento ou você é atacado por pop-ups de anúncios.
4 Os seus amigos e colegas de trabalho afirmam ter recebido mensagens que você não mandou.   

Fonte: selecoes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário